Translate

terça-feira, 2 de junho de 2015

Playlist: música brasileira, motivo de orgulho.

Lembro que um dia eu fui daqueles que diziam "música brasileira é uma merda", cresci e revi meus conceitos, na verdade, a música brasileira é motivo de orgulho! E eu vejo muitos cometendo o mesmo erro que eu cometi: valorizar o que veem de fora e desvalorizar o que veem da minha nação.
O Brasil têm artistas bons e até os "ruins" são valorizados pelo público gringo, geralmente acompanho entrevistas e reportagens com artistas independentes ou "undergrounds" nascidos no Brasil e percebo algo em comum em todos eles: fazem turnê pela Europa, fazem shows no Japão e até mesmo na austrália, e o público dos países desenvolvidos falam bem, elogiam. Não é muito raro ver comentário de gringo no youtube dizendo: "amo música brasileira" ou "amo essa canção, queria a tradução, queria ler a letra" tem até gente que tenta aprender a cantar em português!
Então, vamos acabar com a viralatice brasileira de difamar nossos artistas? Repita comigo: "Nunca mais vou falar mal da música brasileira", repita de novo e de novo, quantas vezes for necessário até assimilar a mensagem.
 

Karol Concá/Carol Concá/ Karol konká/ Karol comK


Eu comparo o nome dela com os porquês da língua portuguesa: multiplo emprego e ninguém sabe o correto xD. Brincadeiras a parte, eu considero uma das grandes e maiores cantoras brasileiras da atualidade, ficou muito conhecida após o hit "Tombei", mas ainda assim ela acaba sendo pouco reconhecida (ela merece mais).


Essa música é sensacional, a primeira vez que ouvi acabei por não simpatizar com o ritmo, mas depois percebi a riqueza cultural que a música traz, Karol abraça o ritmo brasileiro inovando-o, um exemplo de originalidade e criatividade.


E o que falar desse arranjo? Ela não manja só do rap e esse back do Fióti? A voz dele me lembra aqueles pagodes puramente brasileiros.
Agora se quiser dançar pra valer, apresento um grande hit dela: Gandaia.


Prestençãonocliperapá, não é gringo, é BR, fazendo clipe do bom com musica da boa e ainda tem gente que reclama! Eu sei que você gostou masjáchegadekarolcomká, parte pra próxima.


Rashid

Eu conheci esse brozinho pela Play Tv, parei, ouvir e gostei.


Vou resumir a explicação dessa música: deixa eu me sentir patrão, okay? xD. O Rashid têm um estilo de cantar que eu considero bem original e essa Tássia Reis? Não vou comentar, ela simplesmente representa seu poder do fogo em um refrão simples, porém envolvente. 
"Mas a letra da música não é das melhores! mimimimimimi"
Até concordo, por isso eu vou mostrar a música dele que me cativou:


"É clichê", talvez, talvez, mas quando ouvi isso no ao vivo não pude me conter, peguei o caderninho de anotações (onde eu anoto o nome das músicas de artistas independentes que raramente tocam na TV) e lá foi o nome dele parar no caderno.

Liah Soares

Essa paraense é linda, mal a escuto, mas geralmente não me arrependo (apesar dela gostar de tocar música romântica ao quadrado). Precisava expor esse cover mega criativo que ela fez ao vivo, sem mais, ela merece.


Masoquéissoqueelafez? confesso que nem curto muito Rita Lee, mas esse arranjo ficou sensacional, pô, isso é arte!
"Pô, mas ela é só cover?" Maséclaroquenão, ela é puro romance e por sinal lá vai:


Não sou de gostar de música melosa, mas essa me tocou. Liah é simples e delicada, mas ao mesmo tempo envolvente, não pude ignorar esse som!

Rio Shock

Rapaz, eu sinceramente tenho sérios problemas com essas músicas eletrônicas que fazem sucesso (vide David Guetta), não vejo criatividade ou originalidade alguma naquilo '-', o que pouca gente sabe é que BR também sabe fazer música eletrônica.


Prevejo pessoas criticando maciçamente a letra da música, o fato que a música fala a língua da zoeira brasileira, sem deixar de ter um som maneiro, uma mistura de non-sense com house.
"De onde raios esse povo estranho surgiu?", bem, eles até tem uma música conhecida:

Sem dúvidas essa é sensacional, e muitos vão estranhar a capivara e o pinguim, antes de criticarem saibam que isso tê significado acadêmico! é só ativar as anotações do vídeo e clicar em cima dos animais.

Anne Marie

Não vou falar nem nada, com palavras você não vai entender, simplesmente ouça.


"Mais um cover", não meu filho, é O cover xD. Eu conheci ela no The Voice Brasil, e talvez você também deve ter tido essa sorte, porém, mesmo assim, ela continua com pouco reconhecimento para tanto talento, qual é gente? Isso é música brasileira!


Seria injustiça mostrar o som dela, sem mostrar essa música, note essa postura de "garota revoltada-explosiva", ela é energética e canta com vontade e inspiração, na boa, não tinha como passar em branco.

Pulse 011

Esse som é loko '-' uma batida pesada e viciante, não tive como não curtir.



Não posso ouvir essa, ela vicia, é estressante, me sinto obrigado a apertar o botão replay ouvindo esse som. 


Huehuehue, a música deles é legal, apesar de não serem tão conhecidos.

Strike

Não ouço eles direito e na verdade eles são bem conhecidos, mas essa música tem valor especial para mim huehuehue, uma ótima crítica aos valores atuais da música.


"E se não tiver letra é só cantar IÉ IÉ" ashuahasusahu sensacional, não pude ficar sem mencionar essa música aqui, uma crítica à atual falta de personalidade das pessoas que estão deixando-se guiar por tendências. Essa música merece destaque.

Boss in drama

Eu já disse que brasileiro também sabe fazer música eletrônica? já? poisé, digo de novo.


Esse padrão de alto nível com o Catra? sensacional, ótima batida e a participação do rei do funk foi fundamental, não havia opção melhor. A letra da música é ultra fútil, mas fazer o que? tem gente que ouve coisa do tipo made in USA, portanto, se for pra ouvir futilidade eu prefiro a BR. Além disso, o Boss sabe escolher as companhias pro seu som! Ele chamou a Karol e fez um hit patrão, sente aê.


Edu K

Eu precisava mencionar o Edu kkkkk, okay, ele é louco, bizarro, estranho, chamativo, apelativo dentre outras coisas e suas músicas não são obras primas, mas essa loucura e bizarrice me fez gostar do som dele, por ultimo e não menos importante o Hit que causou no estrangeiro graças a Rockstar (produtora de games) que pôs a música no jogo Max Payne 3 (que retrata o Brasil).




Essa playlist ficou carregada de diversidade de estilos, como o nosso país é: um amontoado de misturas, não podemos ter vergonha disso, ficou bem claro que temos música de qualidade, temos ritmo, som, gingado, poesia, batida e nós não podemos ter vergonha disso, portanto eu sugiro que você repita comigo: "Nunca mais vou falar mal da música brasileira". 
É claro que tem muitos outros que nem foram citados na playlist, mas merecem destaque: Tulipa Ruiz, Silva, Thiago Iorc, Thiago Petith, Tiê e outros que são ótimos artistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário