Translate

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O masoquismo no mundo dos games


Para quem joga videogame com frequência e já experimentou diversos jogos já deve encontrado um jogo difícil, daqueles que te fazem passar meia hora em um mesmo desafio, ou daqueles cruéis que punem seus erros severamente. Não é todo mundo que consegue a proeza de zerar esses jogos e para fazer isto é preciso ter virtudes como habilidade e atenção, porém a paciência é mais necessária de todas e justamente aquela onde muitos falham.

Títulos como Hotline Miami, Darksouls, Ninja Gaiden, Hitman, The witcher (dentre outros) são desafiadores e para muitos, impossíveis. Mas então por que existem jogadores que gostam de jogos com dificuldade quase impossível? Por que essa dificuldade "desnecessária" é saborosa?
"Aquilo que vem fácil, vai fácil" é o que dizem, algo do tipo se aplica nesse contexto, a sensação de prazer ao terminar um jogo fácil acaba esvaindo-se facilmente. Em jogos desafiadores ocorre justamente o inverso: a sensação de superar um desafio gigantesco e aparentemente impossível é extremamente prazerosa.



Nos últimos tempos os jogos têm sido mais fáceis, justamente para agradar o público, portanto, achar um jogo realmente desafiador têm ficado cada vez mais raro. A diferença entre os dois produtos é clara: um você compra sabendo que vai zerar o outro te instiga levando a se perguntar "será que vou zerar isso aqui?". Porém, o difícil por ser simplesmente difícil não tem graça, é preciso ser épico, é preciso ser instigante, não basta só ser estressante, é preciso ser divertido, ter qualidade, ser interessante e desafiante.
Recomendo todos aqueles que fogem de jogos difíceis a experimentar um pouco a sensação de vencer o impossível, afinal, existe graça alguma em jogar um jogo ganho?


terça-feira, 2 de junho de 2015

Playlist: música brasileira, motivo de orgulho.

Lembro que um dia eu fui daqueles que diziam "música brasileira é uma merda", cresci e revi meus conceitos, na verdade, a música brasileira é motivo de orgulho! E eu vejo muitos cometendo o mesmo erro que eu cometi: valorizar o que veem de fora e desvalorizar o que veem da minha nação.
O Brasil têm artistas bons e até os "ruins" são valorizados pelo público gringo, geralmente acompanho entrevistas e reportagens com artistas independentes ou "undergrounds" nascidos no Brasil e percebo algo em comum em todos eles: fazem turnê pela Europa, fazem shows no Japão e até mesmo na austrália, e o público dos países desenvolvidos falam bem, elogiam. Não é muito raro ver comentário de gringo no youtube dizendo: "amo música brasileira" ou "amo essa canção, queria a tradução, queria ler a letra" tem até gente que tenta aprender a cantar em português!
Então, vamos acabar com a viralatice brasileira de difamar nossos artistas? Repita comigo: "Nunca mais vou falar mal da música brasileira", repita de novo e de novo, quantas vezes for necessário até assimilar a mensagem.
 

domingo, 19 de abril de 2015

Galeria: 10 imagens futurísticas para olhar e imaginar

Um dos maiores prazeres humanos é imaginar, certo? percebi que quando deixei de ser criança eu passei a praticar pouco aquilo que mais gosto: imaginação. E por isso eu trouxe essa galeria de imagens futurísticas e resolvi expor, junto com elas, um contexto fictício, imaginário, uma interpretação imaginativa da imagem, espero que tentem fazer o mesmo.
 Olhando para essa imagem, eu imagino que deve ser uma zona industrial (não sei por que motivo), e que o indivíduo no alto da estrutura está escalando-a, ele pode ser um opositor do governo dessa cidade e pretende derrubá-lo, para isso usará suas habilidades de escalada e infiltração.


 Para meus olhos isso é uma cidade em forma de coluna vertebral, ou talvez uma nave/moradia espacial tamanho família e os tubos seriam vias de transporte da tal cidade. Esta pode ser uma mera visão de uma série de "colunas vertebrais" paralelas que fazem parte do mesmo território xD. Intrigante não? você se imaginaria morando aí? kkk.

  Quando vi a primeira vez associei essa imagem a uma espécie de "coliseu da era futura" e acreditei que o raio no fundo da imagem pode ter sido emitido por um gerador hiper-potente. Mas olhando uma segunda vez percebi que se tratava de um "ataque alienígena"? Ainda tenho dificuldade de entender o que seria essa máquina enorme, talvez ela fosse o tal "gerador" ou talvez tivesse capturado um planeta (que seria essa esfera grande ae) xD kkkkkkkkk mó brisa.



  Indo para algo mais suave, sem muito mistério, talvez essas espécies de torres seriam antenas de comunicação ou defesa do lugar/planeta, ou talvez fossem a capital da cidade (aquilo no pé da torre é uma cidade? certo?) e acima da torre há outra cidade? O-o oloko, não é tão simples quanto eu pensava, peraí, pelo menos aquele troço voando do outro lado da imagem é uma nave, certo? mas ela seria de transporte? ou estaria atacado eles? Ou será que traria refugiados de um ataque em outra base espacial feito pelos aliens da imagem anterior? kkkkkkkkkkkkkk eu sei, viajei x-x.



  Essa é bem legal, imagino o que acontecera a nave para ficar nesse estado, teria sido atingida por um meteoro? ou foi num combate aéreo? Que segredos ela guardara? talvez ninguém sobreviveu e deixaram uma mensagem o que lhes atingiu.

 6º
   Nem sei o que pensar desta aqui, mas ao meu ver na zona de baixo é sempre "noite" e escuro, dependendo de energia para iluminação, na zona de cima é ensolarado, ou talvez nem seja residencial, talvez a zona de cima fosse composta por torres de defesa e armamentos militares. Ou talvez a zona de baixo fosse repleto de robôs inimigos que planejam atacar a zona de cima num ataque-surpresa e por isso vivem no subterrâneo escondido.


  Uma cidade sob ataque aéreo ou uma base militar sendo atacada por naves inimigas xD

  Essa é enigmática, penso que seriam ruínas de pirâmides tecnológicas.

 Inchaço populacional e prédios altíssimos, imagino que o futuro não muito distante possa ser assim, esse tipo de fantasia se aproxima da realidade em cidades como Shangai.

10º
  Essa aqui é do meu desktop. Por mais que eu ame mansões rústicas, imagino que seria agradável morar num lugar assim: futurístico. Se imagine no meio do espaço morando numa espécie de nave-moradia tecnológica e confortável, o que você ia querer nela? Sem falar que as ondas eletromagnéticas se propagam com maior velocidade no vakuo, então, assistir TV não será mais um problema xD.

Teste de personalidade (este aqui é legal)

 Eu sei que a maioria desses testes de personalidade são papo-furado, porém alguns apresentam-se de forma interessante e até convincente, pelo menos este apresentou:

    Faça o teste aqui: http://www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade

O teste foi formulado de acordo com a sociônica (um estudo a respeito das personalidades humanas) que divide as pessoas em 16 tipos segundo características como:

Prestatençãorrapá as letras têm significados xD kkkk
 Lógicas ou éticas (julgamento “objetivo” sobre eventos ou julgamento baseado nos estados emocionais das pessoas).
   Intuitivas ou sensoriais (orientação para mundo das idéias ou para mundo dos objetos materiais), 
   Extrovertido ou introvertido (orientação da expansão da atividade ou orientação em estabilização),.
  Racional ou irracional (com partes ativas do cérebro “julgando” ou com partes ativas de cérebro “percebendo”).

  Confesso que este teste têm me ajudado na escolha de carreira profissional e no auto-conhecimento, também ajudou a conhecer melhor meus amigos e entendê-los. xD pessoas ponham os resultados nos comentários e compartilhem com amigos seus.

Jogo: Chrono Trigger


Dê o play antes de começar a ler:



   Sensacional né? essa é uma das músicas da trilha sonora de Chrono Trigger, um jogo RPG japonês que marcou minha infância. O jogo foi lançado em 1995 para o Super Nintendo. O protagonista é um jovem ruivo chamado Chorno (¬¬. eu sei, extremamente óbvio) que mora no reino de Guardia.
     A temática do jogo basicamente é viagem no tempo, onde os personagens transitam entre as eras para evitar um desastre: apocalipse. No jogo o jogador tem a possibilidade de ir para a pré-história, era glacial, idade média, presente, apocalipse, futuro e fim dos tempos, sendo que no futuro os personagens observam a realidade pós-apocalíptica: fome, miséria e desgraça assolando a humanidade. Movidos pelo desejo de mudar esse fato, os protagonistas passam a lutar até o fim contra a ruína da humanidade, viajando pelo tempo tentando desvendar o que de fato aconteceu e como impedir o apocalipse.


    Porém a estória não se resume só a "salvar a humanidade do apocalipse", o jogo dá uma certa profundidade em cada era. O jogador vai reunindo aliados de épocas diferentes e ainda pode mudar coisas no passado que irão mudar completamente a forma de pensar das pessoas ou até impedir que florestas sejam devastadas (vide ativista ambiental kkkk).
   Além disso, o jogador pode contar com diversão pura nos diálogos entre os personagens principais, todos são extremamente carismáticos e até engraçados, confesso que já dei risada de algumas situações bisonhas que encontrei no jogo. Sem falar que todos foram desenhados por Akira Toyrama, o criador de Dragon Ball.
Qualquer semelhança entre Chrono (o típico herói mudo) e Goku é mera coincidência xD
   O jogo apresenta uma variedade de vilões, em quase toda era tem no mínimo um ou dois vilões diferentes e eles geralmente  estão interligados com o apocalipse, de forma direta ou indireta. Mas quem ganha a disputa como "o maior vilão" e na verdade, motivo do conflito da trama é Lavos, o ser monstruoso responsável pelo apocalipse e destruição do planeta.



    
   Além da narrativa envolvente o jogo conta que belos gráficos (para 1995) e uma trilha sonora excepcional. Não podia esperar menos da "dream team" (time dos sonhos) que produziu o jogo:
  
Hironobu Sakaguchi (produtor de Final Fantasy), Yuji Horii (diretor dos jogos Dragon Quest), Akira Toriyama e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy).
    O jogo uniu o que havia de melhor no mundo dos jogos de RPG, chegando a ser revolucionário, contando com vários finais, um sistema de combate diferente (o sistema de batalha permite fazer combinação entre o golpe dos personagens) e a opção de seguir a narrativa em uma ordem não-linear.


   O jogo é bem marcante e envolvente, apesar de não ser tão conhecido pela juventude atual. Vale a pena conferir para aqueles que apreciam uma boa trilha sonora e enredo.


PS: pessoas, a intro do jogo é demais! *-*

sábado, 18 de abril de 2015

007 Specte: trailer lançado

Conferindo o primeiro trailer do filme...


007 Spectre é sem dúvida o filme mais aguardado por mim (para este ano), por vários fatores:
1- retorno de Blofeld como vilão principal
2- retorno da equipe original (Q e Moneypenny). Confesso que espero invenções do Q para este filme, porém em "skyfall" Q havia anunciado que "não trabalha com esse tipo de coisa" deixando esse ponto a desejar.
3- O filme vai falar mais sobre a tão misteriosa infância do Bond
4- A organização Spectre vai voltar aos holofotes.
   Existe sim, uma parte de mim desejando que o filme pegue boa parte da essência dos filmes antigos combinando com o novo estilo de cenas de ação e diálogos bem feitos. Porém o fato de Sam Mendes estar dirigindo me deixa preocupado: ele é ótimo para um drama, mas suas cenas de ação em skyfall não foram boas. Acredito que Martin Campbell fez um trabalho bem melhor em "casino royale" e têm os requisitos para dirigir um 007 pelo fato de conseguir unir os elementos essenciais de um típico filme de James Bond.
   Eu concordo que "Skyfall" me prendeu somente pela sua história, excelente por sinal, porém eu espero desta vez um verdadeiro filme de ação, com cenas empolgantes e trilha sonora típica! Agora que Sam Mendes está dirigindo eu passo a ficar preocupado em relação a isso. Enfim, o jeito é aguardar e esperar um produto final que supere as expectativas.


Prosa e poesia: Não sou daqui



A chuva caí a noite e me conforta
É uma sensação deliciosa
Sentado no escuro
Na poltrona da sala de estar
Somente observando o cair dos pingos através da enorme vidraça.
A chuva é uma dádiva dos céus de aroma refrescante de inegável carisma. Mas as pessoas não gostam de chuva, não gostam de se molhar, não conhecem o sabor de viver diferente. As pessoas passam a repetir fórmulas de viver, imitar alguém que se admira, parecem temer o diferencial, o novo, o desconhecido. Elas passam a nadar na mesma direção, sendo guiados pela correnteza. Sendo assim é considerado louco todo aquele que nada contra a correnteza.
O mundo de corações vazios e iludidos
O mar de almas mortas
Chama-me de louco
E isso me agrada
As luzes do apartamento estão desligadas, são 4 horas mesmo? Todos dormem perdendo a oportunidade de aproveitar mais alguns segundos da curta vida que nos resta. Será que conhecem o sabor da solidão noturna? Talvez não, talvez seja a razão de tanto descaso com as experiências únicas que passam despercebidas todas as noites.
A pequena fumaça da xícara acaricia-me o rosto. Levantar dos braços e um segundo gole, o café e leite pela metade. No beber constante do líquido quente, não fervente, posso ouvir o som do silêncio, a magia da solidão e o desejo falando em meus ouvidos:
“Falta algo”
O que falta?
Talvez seja o simples desejo de querer compartilhar essa sensação com mais alguém. Talvez seja o desejo de não ser o único no mundo.
Existe mais alguma pessoa sentada na sala observando a chuva cair de noite? Dúvida cruel.
...
 As nuvens ganham nova forma, o céu mudou de cor
A cidade diferente, sem carros e sem gente
Prédios destruídos, rios a minha frente
Os pés pisam, os sapatos molham
Os cosmos e as estrelas misturam-se à cidade
Eis o cenário quase apocalíptico
Ou já seria o próprio caos?
Essa realidade ilusória é tão real
Meus dedos tocam
Meus olhos veem
Meu ouvido escuta
Meus sentidos sentem
Só existe uma coisa ruim em sonhar: ter que acordar.

Imagens Brisantes



Algumas poucas fotos que ajudam a imaginação 

                









Uma playlist ocasional

Não pretendo postar playlist semanais ou diárias ou até mensais, por isso resolvi fazer essa playlist ocasional com algumas músicas que você pode não conhecer, mas, pode gostar ^^
Broods - Bridges
Essa música me acalma, é bem relaxante não? Achei a música simples, porém bem agradável, o som "repetitivo" é até brisante xD.

Years & Years - Take Shelter (versão piano)
Mantendo o ritmo relaxante eu acabo por preferir a versão piano de Take Shelter, apesar de ser repetitiva.


Mogwai - Take me to somewhere nice
Essa é bem maior e até repetitiva, porém é tão brisante que acabo nem ligando para isso.

Funeral Suits - We Only Are Attack ourselves
Esse clipe é tão... triste? depressivo? e calmo ao mesmo tempo. De fato cada sonzinho dessa música é perfeitamente aplicado, dando um encanto/contraste necessário.


Metronomy - I'm Aquarius
NOSSA, essa é viciante x-x extremamente viciante e altamente brisante, as rimas são tão bem encaixadas que dá um comichão no cérebro. É aquele tipo de música chata que é legal.


The XX - Islands
Esse clipe é um dos que mais gosto da banda, de fato sensacional. A ideia por trás do vídeo é sensacional e a letra é muito boa, vale a pena conferir.


Philip George - I wish were mine
Essa já é bem conhecida, porém quando a encontrei, por acaso, ela não tinha repercutido tanto (pelo menos no Brasil), é curta e simples, mas é legal de ouvir.



AlunaGeorge - Best be believing
Nossa, essa mistura o tom relaxante com animador, as vezes ouço e me acalma, outras vezes ouço e fico completamente animado escutando isto.

DyE - Fantasy
Essa é a melhor da lista, para mim. Extremamente relaxante, ótima para refletir e principalmente quando se está sozinho, o vídeo é bem polêmico: já foi tirado do ar várias vezes, apesar de tudo esse vídeo ganhou prêmio de animação (nem lembro qual), afinal vamos combinar que o vídeo é genial! Em 3 minutos desenrolou-se uma narrativa simples, porém cheia de significados. A letra da música é boa também, apesar de parecer "não ter muito sentido", essa coisa non-sense deixa várias portas em aberto fazendo tudo ficar mais legal.

 Por hora é só ^^